Autoconhecimento
Honrar a ancestralidade é tomar a vida nas suas mãos

Honrar a ancestralidade é tomar a vida nas suas mãos

Trazemos no nosso DNA a herança de todos que vieram antes de nós. Portanto, as células do nosso corpo carregam memórias ancestrais que nos influenciam diariamente. Sabendo disso, quando fazemos esse movimento de honrar a nossa ancestralidade, tomamos a vida de volta nas nossas mãos.

O que é Constelação Familiar?

A terapia sistêmica é um método que se utiliza da teoria dos campos morfogenéticos, que são como canais que atravessam o tempo e o espaço para entregar informações. E esse campo acaba influenciando as gerações mais recentes a perpetuarem comportamentos e posturas dos seus ancestrais.

Para simplificar, imagine que você liga o seu rádio e sintoniza a determinada rádio. Todas as pessoas conectadas aquela rádio, recebem as mesmas informações e músicas. E todos sintonizados acabam sendo influenciados, mesmo que de forma inconsciente, por essas informações.

E por meio da Constelação Familiar, canalizada e desenvolvida por Bert Hellinger, conseguimos acessar essas memórias sistêmicas, iluminando o que está em desequilíbrio. Através dessa visão, podemos também entender tudo o que aconteceu, perdoar, aceitar e permitir que uma nova consciência lhe ilumine.

As Ordens do Amor

Bert Hellinger observou em seus estudos que existem 3 leis universais que regem as dinâmicas familiares. Essas 3 leis são conhecidas como as Ordens do Amor. Portanto, quando o sistema familiar segue essas ordens, a vida flui novamente. As 3 ordens são:

  1. Pertencimento: todos os membros de uma família possuem o direito de pertencer. Se alguém for excluído ou julgado, não haverá equilíbrio no sistema.
  2. Hierarquia: quem veio antes tem precedência e precisa ser honrado e respeitado. Todas as histórias anteriores precisam ser honradas, independente do fracasso ou sucesso, união ou separação. Por as coisas terem acontecido exatamente dessa forma, você recebeu o seu maior presente: a vida!
  3. Equilíbrio: Toda troca deve manter o equilíbrio entre dar e receber. Tudo faz parte de um ciclo harmonioso de trocas universais.

Portanto, de forma consciente a Constelação te traz uma nova percepção sobre as suas heranças genéticas, ajudando a compreender e trazer consciência diretamente na raiz dos seus bloqueios e crenças. Além disso, abre um novo olhar sobre o amor, equilíbrio e pertencimento em todos os pilares da sua vida.

Para saber mais veja esse bate-papo que tivemos com Ana Klein
para falar sobre Constelação Familiar.

Honrando a ancestralidade

A sua força e energia vital vem de todos os ancestrais que vieram antes de você. Quando rejeitamos a energia que vem do nosso pai ou da nossa mãe, nos fechamos para a vida.

Isso acontece porque o nosso pai nos traz o caminho para a vida e quando recusamos essa energia masculina, rejeitamos junto energias como estrutura, força, sucesso e comunicação. Já a nossa mãe, nos traz o caminho da prosperidade, então quando recusamos essa energia feminina, rejeitamos junto o amor, a criatividade, o sucesso e o prazer.

Portanto, honrar os nossos ancestrais é um passo fundamental para podermos tomar a vida nas nossas mãos. Afinal, é por você que a vida se renova e continua. E quando você se cura, ajuda a curar toda a ancestralidade.

Por isso, a Constelação diz que você é o sucesso e o sonho dos seus ancestrais. Honrar a nossa ancestralidade, é por fim honrar a nossa própria vida.

Mas como eu posso honrar a minha ancestralidade?

Ho’oponopono

Técnica ancestral havaiana

O Ho’oponopono é uma ferramenta de cura havaiana que possuí a havaianacapacidade de restaurar a harmonia interior através do arrependimento, perdão e transmutação. O seu mantra principal atualmente é super conhecido: “Sinto muito, me perdoe, te amo e sou grato”.

Porém, a oração completa do Ho’oponopono pode trabalhar diretamente com a fonte do que tem nos afastado de viver uma vida fluída, harmônica e de prosperidade. E o fato de nos curarmos, consequentemente, impacta todos a sua volta, exatamente por estarmos olhando para a origem.

Faça essa oração sem querer compreender, pedir ou até controlar. Apenas confie, intencione e se entregue nesse processo. Te convidamos a fechar os olhos e imaginar o seu pai e a sua mãe na sua frente. Se sentir, veja os seus avós e toda a sua linhagem atrás deles também. E com todo o seu coração, repita a oração a seguir:

“Divino Criador, Pai, Mãe, Filho, todos em Um.

Se eu, minha família, meus parentes e antepassados, ofendemos sua família, parentes e antepassados, em pensamentos, fatos ou ações, desde o início de nossa criação até o presente, nós pedimos o seu perdão.

Deixe que isso se limpe, purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas e transmute essas energias indesejáveis em pura luz.

Sinto Muito, Me perdoe, Eu te amo e Sou grato

E assim está feito.”

Exercício Sistêmico para honrar a ancestralidade

Na nossa Jornada para Dentro de Casa, a querida Ana Klein nos trouxe um lindo exercício meditativo para praticarmos a honra aos nossos ancestrais. Feche os seus olhos e se deixe ser conduzido para essa cura!

Exercício sistêmico por Ana Klein

Viagens como fonte de cura e honra a ancestralidade

Foto de Daniel Gutierrez na Jornada Amazônia

Aqui na Amana acreditamos que uma jornada é uma viagem com intenção e razão de ser: você. Quando vai de um lugar a outro, é de si que você parte, chega, retorna. Afinal, sua maior jornada é o caminho para a sua própria vida.

Com as viagens, te levamos para mais perto de você. E para nós, honrar a ancestralidade é essencial para que cada jornada seja uma fonte de transformação e cura para a sua vida.

Então aqui vão algumas dicas de como unir a ancestralidade com as suas viagens:

  1. Viaje sempre com muito respeito. Portanto, peça sempre licença ao adentrar um novo lugar. Peça permissão a todos que já caminharam antes de você naquele lugar e ande com muito respeito.
  2. Se liberte de possíveis julgamentos e abra o seu coração para ser desconstruído e construído quantas vezes forem necessárias.
  3. Se conecte e aprenda com a sabedoria ancestral local. Esteja atento e absorva o conhecimento ancestral que carrega tantos segredos e magias.
  4. Abrace novas perspectivas para a forma como você vê o mundo.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *