O que você precisa saber antes de viajar para o Atacama
O Deserto do Atacama é um destino perfeito para os amantes da natureza, com paisagens cativantes, formações rochosas das mais variadas cores, fontes termais, lagunas, cânions, gêiseres, vulcões e muito mais. No entanto, as condições podem ser bastante extremas, desde o clima a altitude. Leia o nosso artigo para descobrir tudo o que você precisa saber antes de viajar para o Atacama.
Onde fica e como chegar no Deserto do Atacama?
A área do maior deserto seco e alto do mundo alcança o território chileno, argentino, boliviano e até o peruano, totalizando em aproximadamente 105 mil km².
Mas, apesar do seu tamanho, a parte chilena costuma ser a mais turística, já que fica no Chile uma das principais bases para os viajantes que desejam explorar o deserto: San Pedro de Atacama, no norte do país.
A menos que você já esteja viajando por terra, a melhor maneira de chegar na região é pegar um voo para o Aeroporto de Calama. De lá, você pegará um translado para chegar a principal cidade.
O transporte público é praticamente inexistente para os principais pontos turísticos, então, em vez de alugar um carro, recomendamos que você reserve o seu roteiro de passeios antes. Além de poder contar com a sabedoria e conhecimento de guias turísticos locais, nesses passeios você se locomoverá pelo Atacama com segurança, já que as suas estradas são sinuosas e perigosas.
Qual a melhor época para visitar o Atacama?
Não existe uma melhor época para visitar o Deserto do Atacama. A escolha é que tipo de temperatura você prefere enfrentar, já que no deserto a amplitude térmica é muito acentuada.
No verão você vai se deparar com dias bastante quentes e noites relativamente frias. No inverno as temperaturas são mais amenas durante o dia, mas, em contrapartida, as noites serão bem mais frias. Já no outono e primavera, o clima fica mais atenuado e sem grandes variações.
Como é San Pedro de Atacama?
San Pedro de Atacama fica a 2400 metros acima do nível do mar e possuí uma população de cerca de 5000 habitantes. É uma cidade linda, que parece que parou no tempo, devido a sua arquitetura simples e suas ruas de terra.
Há uma variedade de restaurantes, uma igreja histórica e um mercado de artesanato, mas também há hotéis luxuosos nas proximidades. Por ser uma cidade grande, é possível conhecer os principais pontos de San Pedro a pé.
O que visitar no Deserto do Atacama?
Vallecito
O passeio começa rumo a Cordilheira de Sal, onde você será apresentado a uma das paisagens mais características e marcantes do Atacama. Depois você caminhará por cerca de 30 minutos para explorar a parte de trás do Valle de la Luna.
Enquanto caminha, admirará as mais lindas paisagens até chegar no famoso ônibus abandonado. Uma oportunidade de contemplar o silêncio da natureza em paisagens que tirar o fôlego.
Geyser del Tatio
Gêiseres são fenômenos bem raros, afinal, só acontece porque a água derretida chega a uma camada bem profunda da terra, próxima ao reservatório magmático. Este superaquecimento causa um aumento de pressão na água, que resulta na explosão que vemos em meio a fumaça.
Portanto, esse é um passeio que não pode ficar de fora. E ele começa bem cedo, já que os gêiseres ficam a 90km de San Pedro e também porque as primeiras horas do dia são as melhores para ver esse fenômeno.
Piedras Rojas e Lagoas Altipânicas
Esse é um dos melhores tours do Atacama, já que você explorará cerca de 260km à fora. Só por conta disso, já deve imaginar que o passeio deve ser cansativo, e apesar de serem poucas as agências que oferecem esse tour completo, ele vale muito a pena. O passeio começa cedo e a ordem de visitação pode variar.
Começando pelas Piedras Rojas, que são uma região do Salar de Águas Calientes, que fica a mais de 4000 metros de altitude e é formado por diversas pedras de coloração avermelhada. Além disso, há uma lagoa que forma um verdadeiro espelho d’água que reflete toda essa paisagem.
E depois você visitará as Lagoas Altipânicas, um dos cenários mais impressionantes dessa jornada. A primeira é a Laguna Miscanti, com águas tranquilas e cercada por morros de vegetação amarelada. E depois a Laguna Miñiques, que impressiona com os seus tons de azul que refletem a paisagem formada pelas montanhas.
Termas de Puritama
“Puri” significa água e “Tama” quente em uma língua pré incaica, sugerindo que essas fontes medicinais vem sendo utilizada desde os nossos ancestrais.
Esse complexo é formado por 8 piscinas com fontes termais e essa água possui significativa concentração de minerais, entre eles cálcio, magnésio e sódio, elementos revitalizantes para o corpo e a mente.
O que levar para o Deserto do Atacama?
Além desses lugares mencionados, há muito mais para ser explorado pelo Deserto do Atacama. Mas que tal você já começar a arrumar as malas?
Como estamos falando de grandes altitudes, em um ambiente seco, onde as temperaturas variam, vale ter algumas coisas em mente.
Por conta do frio, recomendamos que você se vista em camadas, tendo opções de segunda pele, blusas de lã e casacos quentes. Mas também leve luvas, meias e gorros, já que o fluxo de sangue nas extremidades do corpo costuma ser menor.
Além disso, o Sol sempre está presente, então leve protetor solar, roupas de banho, chapéus e óculos de sol. E por conta do clima seco, é sempre importante ter hidratantes, soros fisiológicos, colírios e manteiga de cacau.
E claro, não se esqueça de sapatos confortáveis e próprios para caminhadas longas e roupas confortáveis para se aventurar pelas lindas paisagens do Atacama.
Planeje a sua viagem com a gente
E agora que você já leu tudo o que você precisa saber antes de ir para o Atacama, que tal planejar a sua viagem com a gente?
Além das jornadas em grupo, organizamos jornadas personalizadas para que você possa viajar com a sua família e amigos.
Partimos do seu desejo, de um destino, de uma experiência ou memória, ou simplesmente da vontade de se desconectar. E juntos, desenvolvemos o roteiro, pensamos em todos os detalhes e cuidamos de tudo para que a sua viagem seja uma experiência transformadora.