Bem Estar
Permacultura: uma alternativa real de mudar a forma como estamos vivendo

Permacultura: uma alternativa real de mudar a forma como estamos vivendo

Você sabe o que é permacultura?

Vivemos em uma época em que o sistema de produção é a base da sociedade. E nele, o consumo é o principal pilar. Esse sistema garante o crescimento econômico e a produção de bens para satisfazer necessidades de uma parcela dos habitantes do planeta. No entanto, a maneira encontrada para alcançar esses objetivos envolveu a utilização predatória dos recursos disponíveis na Terra. Como esses recursos são finitos, o modo como os utilizamos está em crise e pode até resultar em um colapso.

A permacultura é uma alternativa real de mudar a forma como estamos vivendo. A ética, os princípios e as técnicas da permacultura permitem transformar a forma como cada um enxerga a natureza ao redor.

Um sistema em que o habitante, a moradia e o meio ambiente estão integrados em um mesmo organismo vivo.

O que é?

O criador desse conceito é o australiano e professor universitário Bill Mollison, que teve auxílio do então estudante David Holmgren. Na década de 70, percebendo que os recursos naturais da região em que moravam estavam acabando, eles resolveram criar um modelo de trabalho e desenvolvimento em que a agricultura, ligada às atividades humanas e sempre integrada ao meio ambiente, produzisse recursos suficientes e de forma não predatória. Por isso, no início, o conceito era chamado de agricultura permanente. Com o passar dos anos, o termo foi alterado para cultura permanente, cuja abreviação é permacultura. Resumindo: permacultura significa morar coletivamente neste planeta sem destruí-lo.

Para que isso seja possível, orienta-se por 3 princípios éticos: cuidar da terra, cuidar das pessoas e cuidar do futuro.

Os 3 pilares:

  • Cuidar da terra: Busca cuidar de nossos recursos naturais;
  • Cuidar das pessoas: Busca a vida social em harmonia em conexão com a Natureza;
  • Partilha justa: Busca criar sistemas de compartilhamento, limitando os excessos de consumo.

Além dos pilares, a permacultura segue 12 princípios para se tornar uma filosofia de vida: observe e interaja; capte e armazene a energia; obtenha um rendimento; pratique a autorregulação e aceite retorno; use e valorize os serviços e recursos renováveis; produza e não desperdice; desenhe partindo de padrões para chegar a detalhes, integre ao invés de segregar; use soluções pequenas e lentas; use e valorize a diversidade; utilize caminhos paralelos e ideias criativas e responda à mudança com criatividade.

Créditos: Permacultura UFSC

A ideia deu certo, proporcionou alimentos mais saudáveis e uma relação mais justa com a natureza. Como consequência, o modelo cresceu e se expandiu por vários países. No Brasil, foram criados diversos institutos centros que aplicam esses princípios. Os mais conhecidos são o Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado (IPEC) e o Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica.

Exemplo brasileiro

O IPEC se localiza na cidade de Pirenópolis, no estado de Goiás. Fundado em 1998, os idealizadores optaram, um ano após a fundação, pelo desenvolvimento das técnicas em solos típicos do cerrado, para provar a viabilidade das ideias da permacultura e da bioconstrução. O resultado foi excelente, como se comprovou nas fotos dispostas abaixo: uma área aparentemente seca e infértil se transformou em um local com intensa vegetação.

O local ficou conhecido como Ecocentro. Até o ano de 2013, alguns aspectos já tinham sido desenvolvidos: energia renovável, habitação ecológica, educação ambiental e saneamento responsável.

Caminho da mudança

Na maioria das vezes, a permacultura está associada somente aos sistemas agrícolas ou a vida na roça. Mas seus princípios podem ser aplicados na cidade. No dia a dia, a permacultura nos faz repensar hábito e o próprio estilo de vida. Um exemplo: vale a pena ter tantos equipamentos eletrônicos em casa que são usados apenas poucas vezes? Não seria mais fácil criar sistemas de compartilhamento com outras pessoas?

A partir desta mudança interna fica mais fácil redesenhar a paisagem que queremos construir, as casas que queremos morar, os alimentos que queremos consumir, a energia que queremos gastar e o estilo de vida que queremos adotar.

Como aprender mais?

Nós, da Amana, fazemos um convite especial para você que quer ter mais contato com a permacultura, mas ainda não sabe por onde começar: De 12 a 14 de março acontecerá a Jornada de Alimentação Consciente, uma experiência transformadora que te ajudará a observar melhor os sistemas que nos conectam. Corre pro nosso site checar os detalhes dessa imersão maravilhosa!

Caso ainda esteja inseguro(a), amanhã (19/02) às 18h teremos uma live no nosso Instagram com o Provocador da Jornada, Samuel Gabanyi, que vai compartilhar conosco sua experiência com a permacultura e os impactos dos nossos resíduos no planeta.

De qualquer forma esperamos você para entendermos juntos uma das melhores maneiras de termos uma vida mais sustentável! 🙂

Texto inspirado no artigo “Conheça a permacultura” de Nilson Dias.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *