Meio Ambiente
Dia da Proteção às Florestas: O que você faz para conservá-las?

Dia da Proteção às Florestas: O que você faz para conservá-las?

É possível contribuir para a preservação da Amazônia, do Cerrado e dos outros biomas essenciais à manutenção da vida na Terra, você sabe como? Aderindo aos hábitos de consumo consciente!

Hoje, dia 17 de julho, é o Dia da Proteção às Florestas. Data criada para nos lembrar que a preservação das matas é um compromisso coletivo. Ainda que você não more próximo de uma floresta, pode contribuir de forma significativa para que o seu equilíbrio natural se mantenha. Vamos falar mais sobre seus hábitos de consumo?

Quando falamos em proteger as florestas significa conservar a biodiversidade e, por consequência, a nossa existência e qualidade de vida. De acordo com a ONU, as florestas cobrem 30,6% de toda a superfície da Terra. Nos fornecendo matérias-primas essenciais, bem como água e alimentos. São elas a casa de grande parte da biodiversidade do planeta, além de serem abrigo de mais de 300 milhões de pessoas. São as extensas “farmácias naturais”. E não menos importante, são elas que capturam o carbono, regulam o clima e ajudam a combater as oscilações climáticas.

Isso se estiverem em pé!

Nos últimos meses, os números do desmatamento na Amazônia têm sido pra lá de preocupantes, alarmantes mesmo. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostra a derrubada de floresta que cresceu 10% no mês de junho em relação ao mesmo período do ano passado, destruindo número recorde de 1 mil km² desde 2015, quando começaram a se computar os dados. De acordo com o consolidado de 2019, o desmate na Amazônia naquele ano destruiu mais de 10 mil km² (o que equivale a 1,4 milhão de campos de futebol), batendo o recorde na época.

O Brasil, infelizmente, possui outros biomas que também sofrem com a devastação humana. Presente em dez estados e cobrindo uma área correspondente a 23% do território nacional, o Cerrado é outra vítima do desmatamento: estima-se que apenas 20% da sua vegetação ainda esteja intacta.

No que diz respeito a Mata Atlântica, uma das florestas mais ricas em biodiversidade, abrigando 20 mil espécies vegetais, sendo 8 mil delas endêmicas, perdeu quase 93% da sua área original (IBF). Mas há quem se esforce para reverter esse cenário: Alagoas e Rio Grande do Norte conseguiram zerar os desmatamentos em áreas com mais de 3 hectares e outros sete estados (Ceará, Espírito Santo, Goiás, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo) estão próximos de atingir essa marca (SOSMA).

Agora, nós da Amana, falaremos sobre o que você, consumidor, pode fazer para ajudar a proteger as florestas:

  • Compre produtos que não ameaçam as florestas
    Ao buscar um móvel novo para casa, por exemplo, além de refletir sobre a real necessidade da compra, informe-se sobre a origem do produto. Pesquise se a sua fonte é legal e sustentável e dê preferência para a compra de itens produzidos com madeira certificada;
  • Reduza seu consumo de carne bovina 
    Ao reduzir o consumo de carne bovina, os impactos associados à sua produção (como o desmatamento de áreas para a criação de novos pastos) também são reduzidos;
  • Doe e apoie programas de conservação de florestas
    Pesquise por instituições de confiança que direcionam seus esforços para a preservação das florestas, como o Greenpeace, o WWF e a SOS Mata Atlântica. Se não for possível contribuir financeiramente, defenda a causa por meio de petições, participe de discussões e apoie políticos que propõem medidas de preservação das florestas;
  • Não compre produtos que ameaçam a vida animal
    Antes de comprar um produto certifique-se se há origem animal ou testado nos mesmos, exija informações sobre sua origem e sobre a legalidade da venda. Se você estiver em dúvida quanto à confiabilidade da informação ou perceber que há alguma atividade suspeita, denuncie para o ICMBio ou Ibama;
  • Consuma e descarte com consciência
    Da comida até o tecido da roupa que usamos, tudo é consumo que em algum momento será descartado. Faça isso de forma consciente, doe peças de roupa ou troque em brechós e não gere mais lixo no planeta terra;
  • Se mantenha informado!
    Não é mais hora de nos isentarmos dessa discussão, estamos enfrentando uma crise ambiental severa e fechar os olhos pra isso é ser conivente. Procure se informar mais sobre a causa e tome uma atitude.

    Viram como é fácil? Mesmo de casa podemos começar a contribuir para a preservação das florestas. É importante lembrarmos que o impacto da nossa atitude pode parecer pequeno, mas se repetirmos durante toda nossa vida, o pequeno se torna gigantesco. Todos dependemos da natureza, sejamos gratos por ela!

#SomosTodosCurupira

A data marca também o Dia do Protetor de Florestas, figura associada ao personagem do folclore brasileiro Curupira. Segundo o folclore, o Curupira protege as florestas das agressões constantes do homem, tais como desmatamento e caça de animais. Os agressores são atraídos por essa figura e nunca mais retornam, perdendo-se na mata.

Infelizmente, o Curupira é apenas uma figura mítica e são necessárias ações efetivas para deter o avanço e o crescimento do desmatamento e da exploração ilegal da biodiversidade. Foi pensando nisso que as duas datas se juntaram na busca pela preservação das matasbrasileiras.

Como falamos acima as florestas proporcionam um tipo de riqueza muito importante para a humanidade, os chamados serviços ecossistêmicos, que são diversos benefícios, como alimentos, matéria-prima, belas paisagens, regulação do clima, biodiversidade, turismo e por aí vai. Um ecossistema indispensável que está interligado com a maioria dos demais é o das florestas.

Por isso, nós da Amana trouxemos projetos de proteção às nossas florestas:

  • Fundação Vitória Amazônica
  • AARJ – Projeto de Conservação dos Quelônios
  • Pé de Pincha (Quelônios)
  • Fundação O Boticário
  • Projeto Saúde e Alegria (PSA)
  • Bibliotecas Vagalume

Agora ficou ainda mais fácil, né? Vamos juntos nessa jornada de conservação e proteção das nossas matas!

Fontes: Greenpeace, Ecycle.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *