Dicas de Viagem
Lençóis Maranhenses: o deserto brasileiro repleto de lagoas

Lençóis Maranhenses: o deserto brasileiro repleto de lagoas

Contexto Histórico

Pela Lei Provincial nº 951, no dia 14 de junho de 1871, foi criado o Distrito de Barreirinhas. Sua emancipação aconteceu em 29 de maço de 1938, por meio da Lei nº 45, data em que é comemorado o aniversário da cidade.

A principal forma de acesso na época era por meio do Rio Preguiças, por barcos à vela e que demorava dias para chegar à capital do estado do Maranhão.

Com a descoberta do potencial petrolífero e gás do bloco de Barreirinhas na década de 70, a cidade vivenciou o primeiro surto de mudanças sociais, tal qual o crescimento acelerado da cidade com o surgimento de bairros como Cebola, Canequinho e Aeroporto.

Cais de Barreirinhas na década de 1950

Logo, um novo surto de crescimento na década de 1990 acontece, quando as belezas naturais da região são divulgadas, como por exemplo o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Atins, Caburé e Mandacaru.

Em decorrência disto, instalaram-se na cidade muitos empreendimentos turísticos de pequeno, médio e grande porte. Assim, Barreirinhas que até poucos anos era conhecida por ser pacata e acolhedora, se transforma rapidamente em polo turístico a nível internacional.

Ainda que o avanço acelerado do turismo tenha trazido renome à cidade, por outro lado, trouxe novos desafios que se somam aos que já existiam.

Moradores antigos da região contam que o nome “Barreirinhas” teve origem devido às paredes de barro (argila) que existem às margens do Rio Preguiças, por vezes ladeadas por dunas de areia e que foram denominadas de “barreirinhas”, termo esse que já era utilizado na região no fim do século XVIII, antes da criação do município.

A idealização do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi estruturada em uma proposta apresentada pelo projeto RADAMBRASIL, para preencher lacunas existentes no então sistema de Unidades de Conservação, bem como atender as reivindicações da comunidade científica e instituições que atuam na área ambiental do Estado do Maranhão.

Desta forma, também se objetivou a conservação de amostras de toda a diversidade de ecossistemas naturais do país, de forma a assegurar a continuidade dos processos evolutivos, preservando amostras de cada tipo de comunidade natural, paisagem geológica e geomorfológica. Garantindo assim um meio diversificado para as futuras gerações e assegurando as funções de auto regulação do ambiente.

A característica fisiográfica do Parque, por apresentar uma área de relevo plano, composto por areias quartzosas marinhas e cordões de imensas dunas de coloração branca, as quais remetem a “lençóis jogados sobre a cama”, originou a denominação da Unidade de Conservação de Lençóis Maranhenses, com clima tropical e temperatura média de 28° C.

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

O PNLM ou Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses como é mais conhecido foi criado em junho de 1981. Sua área conta com 155 mil hectares (maior que a área da cidade de São Paulo), onde 90 mil são constituídos por lagoas interdunares e dunas livres.

Sua localização abarca a costa semi-árida no norte do estado do Maranhão, a 370 km da capital São Luís, e abrange os municípios de Barreirinha, Santo Amaro do Maranhão e Primeira Cruz.

O Parque adentra o bioma Marinho Costeiro e é composto de áreas de restinga, campos de dunas livres e costa oceânica. Pela sua grande beleza cênica, a unidade é visitada o ano inteiro por turistas de todo o mundo.

Os visitantes que procuram o parque como destino de sua viagem se encantam com a possibilidade de andar pelas dunas e banhar-se nas lagoas, motivados pelas imagens na mídia nacional e internacional que transformam Lençóis em um dos destinos mais cobiçados do Brasil.

Tradicionalmente se visita a área conhecida como os Grandes Lençóis, mas há mais ao sudeste, como os Pequenos Lençóis também.

Mapa do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Quando ir e o que fazer?

O litoral oriental do Maranhão possui duas estações características ao decorrer do ano. A chuvosa, que acontece de fevereiro a maio, e a seca, de junho a janeiro. É certo dizer que o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ostenta seu mais belo cenário de maio a setembro, pois as lagoas interdunares estão cheias.

A medida em que o período seco se aproxima as lagoas secam pouco a pouco, chegando no mês de novembro com o nível bem baixo. Contudo, é importante destacar que tudo depende do regime de chuva do ano, portanto, é sempre uma boa ideia buscar informações atualizadas.

Lençóis Maranhenses – MA

Para você que já está se planejando para essa viagem, veja os principais atrativos da cidade: Circuito Lagoa Azul, Circuito Lagoa Bonita, Circuito Lagoas do Atins (Canto do Atins) e Circuito Lagoa da Prata (todos partindo de Barreirinhas), Circuito Lagoa da Gaivota, Circuito das Emendas, Circuito Lagoa do Junco, Circuito Lagoa da Andorinha e Circuito Lagoa das Américas (todos partindo de Santo Amaro).

Curiosidade: Pelo fato das dunas estarem em constante movimento, muitas lagoas acabam “estourando” e desaparecendo ao mesmo tempo em que novas lagoas se formam, muitas vezes ainda sem nome.

No meio do PNLM há também o Trekking para visitação a Baixa Grande e Queimada dos Britos, onde se pode contemplar o parque em seu estado mais natural. Para os amantes de esportes, o kitesurf é muito praticado e a praia de Atins é uma das melhores do mundo para velejar.

Prática de kitesurf

Como chegar?

  • Para quem viajar por via terrestre (rodoviária): Partindo de São Luís, são 260 km por estradas asfaltadas. Pela BR-135/MA-402 – a Translitorânea – chega-se a Barreirinhas em média de 4 horas de viagem;
  • Para quem viajar por via fluvial: adentra-se através do mesmo Rio Preguiças, a partir de Barreirinhas, onde se pode chegar até Atins, onde está uma sede administrativa. A sede do Parque fica a 2 Km de Barreirinhas, do outro lado do Rio Preguiças, onde se atravessa de balsa;
  • Para quem viajar por via aérea: É possível ainda seguir em avião de São Luís para Barreirinhas, que recebe voos fretados que saem da capital, mas apenas para aeronaves de pequeno porte. De avião bimotor e monomotor, a partir de São Luís, chega-se a Barreirinhas em 50 minutos, em média. Os aeroportos com voos comerciais mais próximos são os de São Luiz/MA (SLZ) e Parnaíba/PI (PHB).

Onde ficar?

Em Barreirinhas: A cidade possui a melhor estrutura para hospedagem e alimentação além de outros atrativos como o passeio de lancha Rio Preguiças, turismo Rural e sobrevoo pelos Lençóis Maranhenses.

Em Atins: Povoado pertencente a cidade de Barreirinhas, fica à beira do Oceano Atlântico e de frente para o Rio Preguiças, próprio para quem quer curtir a praia e ficar longe do barulho das cidades grandes.

Em Santo Amaro: A cidade possui pousadas e restaurantes e fica a menos de 2 km do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

É possível buscar mais acomodações no site do governo do Estado do Maranhão.

Infraestrutura

Hospital Geral de Barreirinhas

Prefeitura – Avenida Joaquim Soeiro de Carvalho – Centro

Banco do Brasil – Avenida Joaquim Soeiro de Carvalho, s/n – Centro

Bradesco – Avenida Joaquim Soeiro de Carvalho, s/n – Centro

Caixa Econômica – Rua Cazuza Ramos, s/n – Cruzeiro

Banco do Nordeste – Rua Cazuza Ramos, s/n – Cruzeiro

Lençóis Maranhenses: Travessia e Conexão

“Os lençóis maranhenses são um dos lugares mais impressionantes do Brasil, um cenário único no mundo e ainda desconhecido por grande parte das pessoas.”

Nosso querido Key (integrante da equipe Amana) teve o prazer de visitar o destino algumas vezes, sempre utilizando como base uma das 3 cidades/vilas que circundam o parque: Santo Amaro, Barreirinhas e a vila de Atins.

Key, julgava ser um conhecedor da região até o dia que resolveu fazer a Travessia do Parque, que provou que ele estava completamente enganado.

A travessia do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é feita a pé, já que veículos motorizados não são permitidos para fins turísticos dentro do parque, é realizada em 3 dias, sem contar os dias de chegada e saída, e pouquíssima gente sabe que é possível realizá-la, o que significa que a maior parte do tempo, você desfruta dessa aventura de forma quase que exclusiva.

Lençóis Maranhenses – MA

Nós, da Amana, temos uma jornada incrível pelos Lençóis Maranhenses! Venha conhecer essa travessia em nosso site. Aproveitem as dicas e quem sabe o deserto brasileiro seja o seu próximo destino 🙂

Fontes:

https://www.turismo.ma.gov.br/roteiro-lencois-maranhenses/

https://www.wikiparques.org/wiki/Parque_Nacional_dos_Len%C3%A7%C3%B3is_Maranhenses

https://www.caetesturismo.com.br/curiosidades

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *