Astrologia
Energias da Semana: De 26 de julho a 1 de agosto de 2021

Energias da Semana: De 26 de julho a 1 de agosto de 2021

Semana de fase lunar cheia tende à agitação, é marcada pela mudança de signo de três planetas e fecha com cobrança e preocupação.

A semana de fase lunar cheia, mudando para minguante somente no sábado (31), tende a uma extroversão maior e começa com o plano mental mais intenso e notícias idem, com a oposição Mercúrio/Plutão.

Além disso, é marcada pela “dança de cadeiras”, isto é, troca de signo, de três planetas: Mercúrio, o planeta da mente, ingressando no exuberante e convicto Leão na terça-feira (27), Júpiter voltando para o inquieto Aquário na quarta-feira (28), em um ano que instiga ao progresso e modernizações, e Marte entrando no detalhista signo de Virgem na quinta-feira (29), focando em trabalho e saúde.

A partir de sábado (31), Mercúrio se opõe a Saturno, trazendo preocupações e empecilhos para o dia a dia, muna-se de paciência e doses de bom humor, não deixando o pensamento negativo tomar conta. Um dia antes, já vai começar a oposição do Sol com Saturno, diminuindo a vitalidade, podendo ter mais cansaço, responsabilidades e nos deixando mais críticos, em especial com nós mesmos.

O domingo (1), porém, vai poder ser “salvo” por um trígono de Vênus com Urano, pedindo um pouco de quebra na rotina.

Saiba tudo em detalhes, para lidar melhor com os desafios e oportunidades.

Início da semana: notícias críticas e pensamentos intensos

No início da semana, ainda reverbera um aspecto do final de semana anterior: a oposição de Mercúrio, no sensível signo de Câncer, com o intenso Plutão. Dentre várias possibilidades, esta combinação pode ter trazido à tona dores pessoais. Se isto aconteceu, ao invés de enxergar como um problema, veja como uma oportunidade de ver o que não está bem e buscar soluções. Esta combinação é conhecida por “tirar a sujeira debaixo do tapete”: ao invés de escondê-la novamente, pode valer muito mais a pena tentar lidar com temas espinhosos.

Todavia, o plano mental de muitas pessoas também pode ter ficado carregado de pensamentos que não eram úteis, como ressentimentos passados de coisas que já foram discutidas. Portanto, vigie a direção dos pensamentos, para que não se tornem muito críticos ou destrutivos para si mesmo ou em relação a pessoas próximas, bem como palavras que podem machucar.

Notícias intensas também estiveram presentes, como manifestações no Brasil, na Austrália e na França, dentre outras notícias. Nas imediações da oposição, também emergiu o escândalo de espionagem cibernética envolvendo o malware Pegasus, um sofisticado software capaz de espionar todas as atividades de celulares, inclusive as criptografadas. O software espião, algo bem ligado a oposição Mercúrio/Plutão que o evidenciou na semana passada, foi criado por uma empresa israelense,  com o objetivo,  segundo a mesma, de perseguir terroristas e grandes criminosos, e se tornou destaque em razão de uma lista vazada com os nomes de figuras religiosas, executivos, funcionários de alto escalão de governos, acadêmicos e jornalistas que estavam sendo monitorados.

A oposição Mercúrio/Plutão ficou em destaque no mapa astral da Lua cheia de 23 de julho, que vai repercutir por duas semanas, em que se espera muitas notícias difíceis e uma grande agitação na primeira semana de agosto.

Terça-feira: o planeta da comunicação ingressa no criativo Leão

Mercúrio, o planeta da mente e comunicações, ingressa em Leão na terça-feira (27), ficando neste signo até 11/08. O plano mental, de um modo geral (menos perto do final desta semana, como vamos ver a seguir), tende a ficar mais alegre e exuberante. Mercúrio em Leão é conhecido por um pensar criativo, muito pessoal e uma fala expressiva e marcante.

Se há um signo que não gosta de nada insosso e sem graça é Leão. Claro que eventualmente há o excesso disso, como manifestações mais contundentes e radicais, que vão ser comuns especialmente na semana que vem, na quadratura com de Mercúrio com Urano.

Como Mercúrio tem a ver com foco mental, digamos que lazer, prazer, amor e autogratificação ficam no radar de Mercúrio em Leão. Saímos de uma vibe mais sensível, de Mercúrio em Câncer (11 a 27/07), para um pensamento mais animado e solar, mas em que o excesso também pode ser a arrogância e o egocentrismo.

Nossa mente e fala se voltam mais para diversão, assunto leonino, e se tornam mais dinâmicas e divertidas também com Mercúrio transitando neste signo do elemento Fogo.

Desta forma, dose os prós e contras deste posicionamento e leve isto em conta na hora de avaliar como os outros também estarão pensando e se comunicando. Se notar uma galera mais contundente e radical, já sabe que tem a ver com este trânsito.

Mercúrio oposto a Saturno: preocupação e travas no dia-a-dia

Foi dito acima que o plano mental se volta para diversão quando está em Leão, mas a exceção seria esta semana, em que o leve Mercúrio se opõe ao pesadão Saturno de sexta (31) a terça-feira (03), com o aspecto exato no domingo (01). O que esta combinação pode dar? Várias coisas:

  • Chance de empecilhos e travamentos em sistemas e assuntos que envolvem o cotidiano. Isto significa que o carro usado pode não dar partida e/ou ter de ir para a oficina, a máquina de lavar pode parar, o sistema que você usa para trabalhar travar, a Internet ficar lenta ou fora do ar, o trânsito por algum motivo ficar muito engarrafado, etc. Então, você vai ter que lembrar desta previsão e lançar mão de bom humor e paciência para lidar com o que se apresente;
  • Pode surgir alguma notícia preocupante ou mais pesada, como descobrir que um filho vai indo muito mal no colégio;
  • Aliás, há também a chance de se ter que ter “conversas sérias”;
  • Você também pode ficar mais preocupado(a) com algo e aí examine se com ou sem razão;
  • Já sacou que as falas tendem a estar mais críticas por estes dias, certo? Se é isto que você quer para uma conversa, passar o recado de forma bem séria e estabelecer limites, marque ela aqui. Mas se quer um clima mais ameno, como dar um feedback para um subordinado que já é muito zeloso e autocritico, melhor esperar até a segunda quinzena de agosto;
  • Pode pintar um trabalho chato ou cansativo por estes dias, como um relatório que você acha inútil, mas que é uma exigência, e não vai ter como fugir;
  • Pensamentos negativos e autocríticos ou críticos sobre algo? Sim, tem chance de emergirem, vigie-os. Veja o que está ao seu alcance melhorar o pedir para o outro, e o que é perfeccionismo e cobrança demais. Aliás, os pensamentos, depois deste momento Saturno, mais exigentes, ainda vão envolver Urano na semana que vem, o que em muitos casos pode levar a um radicalismo em avaliar situações. Leve isto em conta para si mesmo;
  • Notícias que não agradam também podem surgir por estes dias, como uma nova exigência do governo quanto a algo.

Destaque-se que o Sol começa oposição com Saturno um dia antes de Mercúrio, já na sexta (30), exato na segunda (02), e presente até quinta-feira da semana seguinte (05), podendo indicar baixa de vitalidade e/ou cansaço, criticidade (com o mundo e com você), surgimento de mais pressões, preocupações ou responsabilidades, consciência de faltas e carências (amor, finanças, satisfação, alegria ou outro tema). Portanto, cuide-se, sabendo como buscar alívio e compensações para isto.

Vênus em trígono com Urano no domingo

Este ótimo aspecto ajuda a espairecer no domingo (02) e se estende para a semana seguinte. Dê um jeito de quebrar a rotina, se desligar e deixe o problema que tiver que ser resolvido para a segunda-feira.

Júpiter volta para o inquieto signo à frente do seu tempo: Aquário

Júpiter teve uma breve passagem por Peixes, de 13/05 a 28/07, o que teve um efeito visível de melhora na pandemia. Isto porque Peixes é o domicílio de Júpiter, e, sendo o planeta das benesses e melhoras, esta passagem trouxe este presente para o mundo.

Porém, o ano de 2021, como quem curte Astrologia tem acompanhado, é o ano de Aquário, em que o sucesso está no meio virtual e online, com forte presença de redes sociais e modernização de mentalidades. Como previsto em artigo sobre o ano, Júpiter e Saturno em Aquário deram grande visibilidade ao universo LGBTQIA+ e trouxe mais visibilidade aos jovens.

O convite de Júpiter em Aquário, que volta para este signo na quarta-feira (28), para você é o mesmo do coletivo: modernize-se. Ainda dá tempo. O trânsito vai ocorrer até o final do ano.

Marte ingressa em Virgem: meticulosidade e apreço ao trabalho e saúde

E o terceiro planeta que muda de signo nesta semana é Marte, ingressando em Virgem na quinta-feira (29), ficando neste signo até 14/09. Marte em Virgem aumenta a disposição para o trabalho. Este é um signo também ligado a saúde, tema que ganha um novo impulso e destaque, seja no individual, para você cuidar da sua saúde, como no coletivo, no combate ao COVID-19.

Mas há dois momentos perigosos para este Marte em Virgem, sendo que o primeiro é de 25/07 a 02/08, na oposição deste planeta com Júpiter, em que tende a haver um relaxamento com medidas e um excesso de confiança em relação ao COVID-19 (levando, por exemplo, a um aumento de aglomerações), e o segundo é de 29/08 a 07/09, na oposição deste planeta com Netuno, o que pode estimular a ação viral, com consequências posteriores no coletivo.

Na vida pessoal, nesta semana, atente para o excesso de confiança, o que pode levar, por exemplo, a exagerar no trabalho ou, pelo contrário, no lazer e depois correr atrás de metas de trabalho. Cuide com o passo maior do que a perna, bem como com expectativas excessivas em relação a qualquer assunto. E também com atitudes hiper confiantes, como achar que está livre de pegar COVID-19.

A combinação pode instigar, por exemplo, a querer começar uma dieta radical, na empolgação, e depois não conseguir sustentar. Assim, qualquer coisa feita com muita empolgação, mas com pouco embasamento real, pode se revelar mais árdua na frente e não ser viável. Esta combinação também pode instigar raiva, impulsividade e irritabilidade, como vai ficar bem visível no coletivo.

Nas Olimpíadas, vai inspirar atletas a darem o seu melhor, mas alguns podem ser vítimas de algum excesso, seja de otimismo, nervosismo ou até de empenho. E pode haver momentos de agressividade em alguns esportes, sobretudo os coletivos.

Do lado positivo, Marte em oposição com Júpiter leva a querer “aproveitar mais a vida”, como dar uma caminhada ao livre e fazer um passeio, mas isto vai ter precisar ser equacionado com o trabalho e também com cuidados na saúde (Marte em Virgem).

Texto escrito pela Astróloga Vanessa Tuleski

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *