Dicas de Viagem
10 Lugares incríveis para visitar no Egito

10 Lugares incríveis para visitar no Egito

O Egito guarda os grandes mistérios da humanidade e dos segredos da ancestralidade no planeta, sendo considerado um grande destino para muitos viajantes curiosos durante séculos. Além de construções milenares, há muita cultura, praias paradisíacas e muita magia sobre seus grandes templos e o sinuoso rio Nilo. Confira essa lista com 10 lugares incríveis para visitar no Egito!

1. Pirâmides de Gizé

As pirâmides foram construídas pelos faraós Khufu, Khafre e Menkaure.

As pirâmides são um dos cartões postais do país e a mais antiga das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Elas ficam no complexo de Gizé, a cerca de 18km do Cairo, e são compostas por 3 pirâmides: Quéops, Quéfren e Miquerinos. Elas foram construídas por volta de 2500 a.C., onde a maior delas possui uma altura de 140 metros e 230 metros de base.

Os faraós do Egito acreditavam que se tornariam deuses na vida após a morte. Portanto, para se prepararem para essa jornada, eles criaram esses lindos templos para os deuses, que serviram também como um enorme túmulo para quando morressem. E assim eram mumificados e introduzidos no interior das pirâmides junto com alguns alimentos e alguns de seus pertences.

2. Esfinge de Gizé

A Esfinge de Gizé é a maior estátua feita de monólito no mundo, com 73,5 metros de comprimento, 19,3 metros de largura e 20,22 m de altura.

Dentre os monumentos mais surpreendentes do Antigo Egito está a Esfinge de Gizé, que juntamente com as pirâmides compõe o complexo arqueológico. A grande esfinge foi construída em um único bloco de pedra e é o maior monumento dessa categoria medindo 73,5 metros de comprimento, 19,3 metros de largura e 20,22 metros de altura.

É uma imponente escultura composta pelo corpo de um leão e a cabeça de um ser humano, sendo considerada um dos grandes mistérios do mundo. Arqueológicos acreditam que ela foi construída pelo faraó Quéfren, o mesmo construtor da grande pirâmide por volta do ano 2500 a.C. Atualmente a esfinge não possui mais cores vivas como um dia teve, mas sua magia continua viva e integrando viajantes do mundo inteiro.

3. Museu Egípcio do Cairo

O Museu Egípcio do Cairo é o mais importante museu do país.

O Museu Egípcio do Cairo foi inaugurado em 1902 e desde então não parou de crescer até se tornar o museu mais importante do seu estilo a nível mundial. Possuí cerca de 150 mil artefatos antigos, incluindo estátuas, pinturas e elementos funerários. O edifício foi construído por dois pisos, onde no primeiro você poderá conhecer a história do Antigo Egito.

Já no segundo piso, você encontrará tesouros encontrados na tumba de Tutankamon, incluindo sua famosa máscara funerária. E um dos outros grandes destaques do Museu está na sala das múmias, onde repousam os restos mumificados de importantes faraós.

4. Templo de Philae

O Templo de Philae também é conhecido como um dos lugares onde o deus Osiris foi enterrado, sendo um local reverenciado por muitos povos ao longo da história.

Quando falamos de lugares incríveis para visitar no Egito, não podemos deixar de fora o Templo de Philae, conhecido também como o Templo de Ísis. Este belo complexo de templos é um dos mais singulares de todo o Egito. Antigamente o Templo ficava na Ilha de Philae, porém devido a um alagamento da área, ele foi pouco a pouco transferido para a ilha de Aglika, ao sul da antiga barragem de Aswnl. 

Ísis era uma das deusas mais importantes na antiguidade, sendo vista como deusa do amor, da fertilidade e da maternidade. O Templo dessa Deusa é um dos mais lindos e admirados do país. Fica localizado nessa pequena ilha, na qual só se pode chegar de barco. Além desse lindo templo, você também poderá visitar o Templo de Hathor e o Quiosque de Trajano.

5. Rio Nilo

O Nilo é o rio mais extenso do mundo.

E é claro que nessa lista dos 10 lugares mais incríveis para visitar no Egito, não poderia faltar o emblemático Rio Nilo, o maior em extensão do mundo e que influenciou diretamente no desenvolvimento e na história do Egito Antigo.

Um cruzeiro pelo Nilo pode ajudar a conhecer alguns dos principais pontos turísticos do país, já que possui também a maior concentração de templos, túmulos e palácios do mundo. Navegar pelas suas águas é também saudar o passado, o futuro e o presente em um só tempo. 

6. Templo de Edfu

O Templo de Edfu está quase intacto e é um ótimo exemplo de um antigo templo egípcio.

O Templo de Edfu, também conhecido como templo de Hórus, é de longe um dos mais conservados e lindos templo de todo o Egito. Fica localizado na margem oeste do Rio Nilo e foi construído de pedra arenosa, repleto de inscrições e hieróglifos em relevos. Foi construído em um local estratégico, de forma que não ficasse longe do deserto, mas também não fosse afetado pelas inundações.

Hórus era filho de Osíris e Ísis e é o deus do céu na mitologia do Antigo Egito. É uma divindade com corpo de homem e cabeça de falcão, e esse templo é o maior já construído para Hórus e ilustra em suas paredes várias cenas da batalha travada com seu tio Seth, responsável pela morte de seu pai Osíris.

7. Vale dos Reis

O Vale dos Reis é um vale no Egito onde tumbas foram construídas para os faraós e poderosos nobres do Antigo Egito.

Na margem ocidental do Rio Nilo, a cerca de 643 km de Cairo e junto a cidade de Luxor, fica localizado o Vale dos Reis. Seu nome vem do fato do local abrigar em meio à rocha escavada a maioria dos túmulos de faraós do Médio e Novo Império do Egito antigo, assim também como os túmulos de alguns nobres que trabalhavam para corte.

As mulheres dos faraós estão enterradas em outro local, o Vale das Rainhas, a alguns quilômetros mais ao sul, com exceção da rainha Hatshepsut, esposa de Tutmósis II, a mulher que por mais tempo reinou sob o Egito, e que assim assegurou o direito a um túmulo separado do das esposas reais. Esse lugar de surpreenderá uma vez que você começa a entrar nos túmulos escavados nas rochas, admirando a cultura do Antigo Egito.

8. Templo de Luxor

Esse templo que fica no meio da cidade de Luxor foi construído durante os reinados de Amenhotep III e Ramesses II.

O Templo de Luxor foi construído entre os anos 1400 e 1000 a.C. pelos faraós Amenhotep III e Ramsés II. Acredita-se que primeiro ordenou a construção da parte interior e o segundo do recinto exterior, adicionando a fachada, os colossos e os obeliscos. É um templo muito preservado, com uma grande estrutura que inclui santuário e esculturas em relevo que ainda parecem intactas.

O templo mede 260 metros de largura e está dedicado a Amon, Deus do vento. É um dos deuses mais misteriosos do Antigo Egito, já que seu nome significa “o oculto”, ou seja, aquilo que não pode ser definido de forma palpável. Amon representa a própria natureza misteriosa da vida.

9. Templo de Karnak

O Templo de Karnak supera em tamanho todos os outros templos do país, sua construção demorou quase dois mil anos.  

Se você está planejando a sua viagem, não pode deixar de fora do seu roteiro o Templo de Karnak, um dos lugares mais incríveis do Egito. Fica localizado a cerca de 700km do Cairo, na cidade de Luxor, e é o maior templo do Egito. Ainda hoje, continuam encontrando ruínas do templo e ele vai sendo pouco a pouco reconstruído. Esse complexo foi um dia o centro da fé antiga enquanto o poder estava concentrado em Tebas (antiga Luxor).

Ele contém em seu interior o grande templo de Amon e outros templos menores, capelas e o grande lago sagrado. Provavelmente, o mais espetacular do templo é o Grande Salão Hipostilo, que conta com mais de 5.000 metros quadrados, contém 134 colunas, sendo que as 12 centrais são mais largas e elevavam o teto, já inexistente, a 23 metros de altura. Além disso, na entrada do templo, você verá 40 esfinges com cabeça de carneiro, representando o começo da Avenida das Esfinges que chegava até o Templo de Luxor e até o Nilo.

10. Mar Vermelho

Localizado no Oceano Índico, entre a África e a Ásia, o Mar Vermelho é um autêntico espetáculo da natureza.

E por fim, mas não menos importante dessa lista com 10 lugares incríveis para conhecer no Egito, temos o famoso Mar Vermelho. Afinal, o Egito não é só rico em monumentos, como também é repleto de natureza. Esse mar é um dos mais salgados do mundo devido à alta taxa de evaporação e a baixa precipitação.

É no Mar Vermelho que ficam as cidades litorâneas mais lindas e paradisíacas do país, que são também repletas de vida marinha. Mergulhar naquela água é um daqueles passeios que você jamais esquecerá.

Antes de Viajar

O Egito além de ser considerado um dos berços das civilizações, é também carregado de magia, história e grandes mistérios, nos convidando a mergulhar de forma profunda na conexão com a ancestralidade e com nós mesmos.

Para além dessa lista de lugares incríveis para visitar no Egito, acreditamos que a maneira mais especial de explorar esse país é com quem já conhece e vive essa conexão espiritual há tanto tempo, nosso provocador querido, Conrado Lopéz.

Para saber mais informações entre em contato e adentre a Jornada Egito: Os Mistérios da Humanidade.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *