Dicas de Viagem
Tulum: o paraíso mexicano a caminho da sustentabilidade

Tulum: o paraíso mexicano a caminho da sustentabilidade

Tulum é uma cidade na costa das Caraíbas da Península de lucatão, no México. É conhecida pelas praias e ruínas bem preservadas de uma antiga cidade portuária maia. O edifício principal é uma grande estrutura em pedra denominada El Castillo (castelo), situada num penhasco montanhoso sobre a praia de areia branca e o mar turquesa. Junto às ruínas encontra-se o Parque Nacional Tulum, uma área costeira com mangais e cenotes (poços naturais de calcário).

Tulum, termo maia para definir barreira ou parede. Como o nome diz, o parque – aberto das 8h às 17h – está cercado de muralhas protetoras. Trata-se da única zona arqueológica estabelecida na beira do mar. As ruínas trazem consigo a história dos antigos construtores e as pedras datam de 1.500 anos. Tulum permanecia habitada até a chegada dos conquistadores espanhóis, mas foi abandonada durante o século 16.

É o terceiro sítio arqueológico do México mais visitado, só aparece atrás de Teotihuacan e Chichén Itzá.

Um pouco de Tulum e sua História

Tulum ou Tuluum é um sítio arqueológico correspondente a uma antiga cidade muralhada maia. Situa-se ao longo da costa do Mar do Caribe, no sudeste do México, no estado de Quintana Roo, numa região conhecida como Riviera Maya.

A fundação desta cidade parece remontar ao ano 564 de acordo com algumas inscrições encontradas. A cidade de Cobá, cujo apogeu ocorreu cerca de 650, utilizava Tulum como porto de pesca e talvez como porto comercial, para as trocas efetuadas com as cidades da região. Os artefatos de sílex, cerâmica do Iucatão, de jade e obsidiana da Guatemala e em cobre provenientes do planalto central mexicano, demonstram a importância destas trocas. Apesar de alguns vestígios que remontam ao período clássico maia, a grande maioria deles é do período pós-clássico tardio, 1300 anos atrás. Afrescos encontrados em alguns dos edifícios sugerem uma influência mixteca.

Tulum permanecia habitada até a chegada dos conquistadores espanhóis, mas foi abandonada durante o século XVI. Esta cidade era designada pelos maias pelo nome de Zamá, que significa cidade da aurora. Tulum é também uma palavra maia para barreira ou parede, o que se entende facilmente pois a cidade encontra-se rodeada de espessa muralha protetora.

Além da vertente histórica, Tulum também possui belas praias, acompanhadas por uma estrutura hoteleira bem preparada e ruas com charmosos restaurantes.

A cidade vem se desenvolvendo rápido e se tornando um destino cada vez mais popular na região, que se diferencia de outros de Quintana Roo pelo seu jeito simples, rústico, sem construções grandiosas, mas confortáveis. É um lugar excelente para quem busca contato com a natureza, tranquilidade e praias com pouco movimento. O lugar também tem um tom místico e por isso é procurado por pessoas que querem levar um estilo de vida mais saudável.

A primeira zona de turismo sustentável do México

No ano de 2018 o município de Tulum se tornou a primeira zona de desenvolvimento turístico sustentável do México. Um decreto foi assinado no dia 15 de outubro oficializando a determinação.

Isso significa que o destino passou a pensar melhor na implementação de uma série de normas de sustentabilidade para acompanhar o aumento do fluxo de turistas, que levou a um crescimento desordenado de hotéis na região sem que os devidos cuidados ambientais fossem tomados.

Somente no ano de 2018, seis resorts tiveram a obra suspensa ou bloqueada devido a riscos ecológicos. Em um deles, que previa a construção de 23 edifícios e um lago artificial, três espécies de tartarugas marinhas ameaçadas que fazem ninho próximo ao local seriam impactadas.

Além disso, pela estrada 15 (orla hoteleira), 40km adiante está Punta Allen, a maior aldeia da reserva. Essa rota é ideal para contemplar a parte litorânea da reserva e a sua fauna marítima (com direito a tartarugas, peixes-boi, crocodilos e golfinhos).

Essa com certeza é uma das experiências mais interessantes em Tulum. Com uma fantástica biodiversidade e o turismo sustentável promovido por moradores da região possibilitam aproveitar a natureza em todo o seu esplendor.

Las Palapas de Punta Allen, Tulum

O que fazer em Tulum?

1. Ruínas maias no sítio arqueológico de Tulum:

As ruínas de Tulum são uma das mais conhecidas do México e da região de Cancún. A pequena cidade construída na beira do mar, em cima de uma falésia, era fortificada e tinha essa curiosa localização porque servia como uma espécie de porto para embarcações. O sítio arqueológico de Tulum tem uma localização incrível e uma visita ao lugar permite conhecer mais de perto sobre o modo de vida dos maias e detalhes de sua cultura. “El castillo”, uma das principais ruínas de Tulum, fica em um dos extremos do sítio e funcionava como farol de navegação e ponto de observação astronômica. Vale muito a pena visitar o sítio arqueológico, principalmente na companhia de um guia, que explicará melhor sobre as construções, formações da cidade e o dia a dia dos maias.

Um pouco mais distante, mas igualmente interessante é o sítio arqueológico de Chichen Itzá, uma das 7 maravilhas do mundo moderno. O local tem construções bem conservadas e uma pirâmide que permite identificar os grandes dotes matemáticos, arquitetônicos e astronômicos que os maias possuíam. É simplesmente incrível ver de perto o conhecimento que os maias possuíam há centenas de anos.

Se o tempo permitir, vale também visitar Cobá, uma cidade com diferentes edifícios quase que perdida no meio da floresta. É outro sítio arqueológico lindo, com construções inteiras e que se diferencia dos demais parques porque você pode conhecê-lo de bicicleta. Como são vários os sítios arqueológicos e os passeios em Quintana Roo, nós da Amana recomendamos que você se programe para entender melhor que tipo de atividade te agrada mais e então elaborar sua própria programação!

2. Praias de Tulum e clubes de praia

Tulum tem beach clubs (clubes de praia) muito legais, que costumam ser uma boa pedida para curtir a praia, permitindo que você passe o dia desfrutando de uma boa estrutura. Eles são uma boa alternativa para curtir o mar, já que poucos são os trechos de praia “pública” em Tulum; a maior parte dos acessos ao mar está fechada por hotéis e propriedades privadas, o que faz com que esses Beach clubes ofereçam não apenas o acesso ao mar como bebidas, comidas, espreguiçadeiras e até piscina para quem decide ali passar o dia na beira da praia.

Entre os clubes de praia mais conhecidos em Tulum e que valem uma visita, ainda que seja apenas para um almoço relaxante, vale entrar na sua lista o Ahau Tulum, Taboo Tulum e o Ziggy’s Beach.

3. Cenotes de Tulum – imperdíveis e inesquecíveis!

Visitar os cenotes de Tulum e região é um programa imperdível! Os cenotes são “piscinas” naturais abastecidas pelas águas de rios subterrâneos e que possuem as mais variadas formas. Alguns cenotes ficam dentro de cavernas e possuem ainda cavernas sub-aquáticas, outros cenotes ficam ao ar livre e se parecem com piscinas… outros mais parecem com um lago. Cada cenote tem uma forma peculiar e Tulum é cheio deles, por isso vale reservar um tempo para conhecê-los. Como são vários os cenotes em Tulum (e região), o ideal é que você escolha alguns para visitar.

Gran Cenote
Um dos cenotes mais populares da cidade e que fica próximo de Tulum Pueblo é o Gran Cenote, que tem águas de um azul turquesa sensacional! Parte desse cenote fica em uma caverna e lá mesmo você pode alugar equipamento de snorkel se quiser. A água é geladinha o cenário muito bonito, principalmente quando a luz incide diretamente na água do cenote. O que nem sempre é muito bacana no Gran Cenote é que por ser um local próximo da cidade, costuma ficar cheio e com muito movimento de pessoas.

Cenote Dos Ojos
Nessa propriedade ficam dois cenotes localizados dentro de cavernas. A cor deles é linda, turquesa, e o local é de muita tranquilidade. Nesses cenotes você pode praticar snorkeling ou mergulho, atividade também oferecida no local. As piscinas ficam cercadas por muitas árvores, redes de descanso e são um belo passeio para passar o dia com tranquilidade. A vantagem é que por serem cenotes “fechados”, você pode curtir o dia aqui mesmo quando o tempo está um pouco encoberto ou chuvoso.

Cenotes Casa Tortuga
Nessa propriedade ficam quatro cenotes, conhecidos através de um passeio feito na companhia de um guia local, com um tempo para explorar cada um dos locais. O passeio é tranquilo, indicado para quem gosta de nadar e quer explorar as belezas naturais da região. Um dos cenotes se parece com uma piscina, tamanho o nível de transparência de sua água. O lugar fornece colete salva-vidas e máscara para snorkeling!

4. Passear na Zona Hoteleira de Tulum

A “Zona Hoteleira” de Tulum é na verdade a principal via da região, a Carretera Tulum-Boca Paila, ou seja, o trecho à beira-mar onde ficam instalados os hotéis e restaurantes de Tulum. Em nada se parece com a Zona Hoteleira de Cancún, que é bem mais urbanizada e desenvolvida.

Ao longo da Carretera Tulum-Boca Paila você verá pequenos restaurantes, lojinhas de artesanato, galerias de arte, pousadas de pequeno porte, hotéis e clubes de praia. É uma via asfaltada, em que carros, pedestres e bicicletas dividem o espaço. Muita gente opta por alugar uma bicicleta para circular por Tulum e essa pode ser uma ótima pedida! Vários hotéis, inclusive, oferecem o uso de bicicletas gratuitamente.

Galeria Sfer Ik
O Hotel Azulik, localizado em Tulum, é uma atração da cidade. Embora, possa parecer apenas mais um hotel, foi um lugar construído com um conceito muito diferente, de integração com a natureza, e dentro do hotel há uma galeria, a Sfer Ik. A galeria é aberta ao público em geral e tem exibições de arte contemporânea, além do espaço em si, que é uma obra de arte. Embora o espaço seja bem pequeno, é muito bonito e super diferente!

No povoado de Francisco Uh May, a 23 km de Tulum, há uma outra galeria, o Azulik Uh May, que tem dimensões bem maiores e um design tão diferente que lembra um pouco uma casa na árvore de Pandora, no filme Avatar. O espaço também abriga obras contemporâneas e é super interessante! O lugar foge do tradicional e é incrível, vale muito a pena visitar!

Reserva de Sian Ka’an, em Tulum
Localizada ao sul de Tulum, Sian Ka’an é uma atração pouco conhecida por muitos turistas e que pode surpreender. A reserva biológica é considerada patrimônio da Unesco e possui florestas tropicais, lagoas, área de mangue e um ecossistema que abriga mais de 300 tipos de aves. São mais de 500 hectares de área, onde é possível realizar atividades como observação da fauna, snorkeling em sua barreira de corais, passeio de barco e visita a lagoas e a ruínas maias. Para quem tem tempo disponível e gosta de fazer atividades que fogem do comum, visitar a reserva de Sian Ka’an é um prato cheio!

Onde se hospedar na cidade?

Tulum é uma cidade pequena, com uma estrutura hoteleira surpreendente. A cidade tem pousadas e hotéis boutique, mas nada de enormes resorts cheios de concreto e com festas na piscina regadas a bebida liberada, essa não é a atmosfera que a cidade propõe. O lugar é ideal para quem procura uma acomodação especial, intimista, que ofereça, de preferência proximidade com o mar e sossego. Fique atento porque os preços praticados em Tulum não são baixos e você encontrará hotéis e pousadas com todas as faixas de preço. Tulum Pueblo, o centrinho da cidade, fica um pouco mais distante da praia, mas oferece acomodações por preços melhores.

Os hotéis de Tulum possuem poucos andares e a grande parte deles está disposta próxima ao mar, ao longo da Zona Hoteleira e da Carretera Tulum – Boca Paila, muitas com uma oferta de “praia privativa”. Entre os hotéis que se destacam na região, vale citar o Azulik Tulum (contamos sobre a experiência nele logo abaixo) e Nomad Tulum, ambos de alto padrão (mas não com baixo custo), no meio da mata e na frente da praia, com uma proposta de acomodação rústica e charmosa.

Para quem procura um hotel em Tulum com preços medianos e beira-mar, vale checar o Rosa del Viento, no trecho da praia ao sul de Tulum ou o Playa Xcanan Tulum. Para acomodações com preços econômicos, você encontrará muitas opções principalmente em Tulum Pueblo, que está um pouquinho mais distante do mar – ali está o Mayan Monkey Hostel  e o Aruma Hotel & Boutique , na beira do mar, o Hotel dos Ceibas Eco Retreat pode ser uma boa opção!

Azulik Tulum
Azulik Tulum – bastante conhecido na cidade, mais do que uma hospedagem, oferece realmente uma experiência muito especial. O hotel é conhecido por sua estrutura exótica e muita gente tem interesse em se hospedar nele, mas não sabe exatamente como funciona. Vamos aos detalhes:

O Azulik é um hotel construído em cima de um cenote e todo feito em madeira, praticamente sem construções em alvenaria. Ele tem suítes e apartamentos que se parecem com uma casa na árvore, tamanha a integração com as árvores e natureza ao redor. Mesmo as acomodações mais simples possuem ofurôs e as mais luxuosas têm vista para o mar.

Seus quartos não têm lâmpadas elétricas, a iluminação à noite é feita por velas acessas pelos funcionários, têm apenas uma tomada, não há televisão, não há telefone, os quartos também não possuem chuveiro (o banho é feito à moda antiga, com uma cuia em uma banheira muito bonita, que tem água quente e fria) e a acomodação também não tem ar condicionado. A cama é confortável, com ventilador potente e mosquiteiro para impedir a entrada de animais. À primeira vista pode causar estranheza a falta de itens considerados essenciais para muita gente e realmente não é qualquer pessoa que está preparada para ficar em um hotel de luxo com essa proposta naturalista.

Entretanto, a experiência que o Azulik promove é realmente de integração a natureza, de afastamento de eletrônicos, permitindo ao hóspede se conectar com a hospedagem, admirar as paisagens naturais, andar descalço e desfrutar do momento. A água do hotel é salobra, então os funcionários oferecem água limpa para o consumo do hóspede e tudo no quarto é feito de maneira engenhosa e criativa para contornar a falta de tecnologia. Como não há telefone, por exemplo, foi criado um sistema “analógico” para fazer pedido do serviço de quarto, que funcionou muito bem.

Poder se hospedar no Azulik e desfrutar dessa estrutura com certeza é uma experiência muito interessante para quem gosta de propostas que fogem do habitual. O hotel tem uma praia privada, onde roupas são opcionais, spa, área para a prática de yoga, uma lindíssima galeria de arte, uma loja e quatro restaurantes de excelente qualidade – um onde é servido o café da manhã e fica aberto o dia inteiro e outros três que abrem para o fim de tarde e jantar, também para não hóspedes.

A arquitetura do hotel é incrível e seus restaurantes possuem um design único! Os restaurantes do Azulik, também com uma pegada rústica e cenário como uma casa na floresta, tem áreas ao ar livre e grandes janelas. Eles são muito populares em Tulum pelo design diferenciado e por um ambiente que se assemelha a ninhos de passarinho sob às árvores – mesmo que você não seja hospede do Azulik, vale muito a pena visitar o Kin Toh, restaurante que tem um visual maravilhoso e decoração diferente de tudo que você já viu!

Onde comer em Tulum?

Tulum tem uma gastronomia variada, baseada principalmente em ingredientes da mexicana e frutos do mar. E com essa atmosfera natural que possui, vários restaurantes servem pratos vegetarianos e veganos. Apesar da pequena estrutura, Tulum tem restaurantes de excelente qualidade e potencial, com muitos alimentos naturais e frescos. A dica é que embora seja um lugar “simples”, Tulum não é um destino barato e isso se reflete também na alimentação em bebidas, que para os desavisados podem ter preços altos.

O Taboo Tulum é um lugar muito agradável e tem atendentes atenciosos. Outro lugar interessante é o Ahau Tulum, com bebidas bem refrescantes. O Rosa Negra é um dos restaurantes mais conhecidos da cidade, que tem também uma unidade em Cancún. Para quem procura algo sofisticado, ele é uma excelente dica. Os pratos são muito bonitos e a experiência gastronômica é de impressionar!

No Azulik Tulum, existem dois restaurantes que abrem também para o jantar de não-hóspedes, o Kin Toh, com comida maia-mexicana e o japonês-mexicano Tseen Ja. A refeição nos restaurantes é à luz de velas e o ambiente parece com uma casa na árvore. O Kin-Toh, em especial, chama a atenção por ter espaços que se parecem com ninhos, em que o hóspede pode se sentir realmente no meio da floresta.

Outros restaurantes na região são: Casa Banana, a Taqueria La Eufemia, ambos perto da praia, e o Burrito Amor, restaurante mexicano em Tulum Pueblo.

Transporte em Tulum

Tulum é uma cidade relativamente pequena, com uma zona hoteleira que pode ser percorrida a pé ou de bicicleta. Entretanto, essa região oferece atrações afastadas, em que um carro será necessário para conhecê-las. O recomendado é alugar um carro para fazer passeios pelas redondezas, o que te dará muito mais autonomia e conforto.

Passagens aéreas para Tulum

O Aeroporto mais próximo de Tulum é o Aeroporto Internacional de Cozumel, mas geralmente quem visita a região viaja através do Aeroporto Internacional de Cancún (CUN).

Para sair do aeroporto de Cancún e ir para Tulum você poderá usar um carro alugado previamente pela internet e retirado no aeroporto, um táxi ou um transfer. Os ônibus também são uma opção e oferecem economia, mas pouca praticidade.

Já para sair do Aeroporto de Cozumel, você precisará pegar uma ferry boat, para Playa del Carmen, já que Cozumel é uma ilha. Depois, já em terra firme, poderá prosseguir para Tulum com um táxi, carro alugado ou ônibus.

Quando ir a Tulum?

Tulum, assim como Cancún, é um destino visitado o ano inteiro e que sempre é bastante quente, portanto com boas temperaturas para aproveitar as praias, os cenotes e os parques aquáticos. A alta temporada na região acontece principalmente entre dezembro e fevereiro, quando o tempo é mais seco. Entre junho e novembro, assim como todo o Caribe, a área está sujeita a ocorrência de furacões, mas são situações raras.

E aí?! Já colocou o paraíso mexicano na sua lista? Conta pra gente o que você achou das dicas de hoje 🙂

Fontes: Melhores Destinos e Ela terra Eu mar.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *