Dicas de Viagem
Comuna do Ibitipoca: Conheça o paraíso natural mineiro

Comuna do Ibitipoca: Conheça o paraíso natural mineiro

Vamos de spoiler!

Um dos destinos preferidos e surpreendentes apreciado por nós, da Amana, sem dúvidas é a Comuna do Ibitipoca, em Minas Gerais. Para além de um hotel-fazenda, a Comuna é um projeto ambiental com o viés da sustentabilidade, responsabilidade social e qualidade de vida no campo.

Aqui, o “turismo de isolamento” vem agregado a boa gastronomia, natureza e diversas aventuras, como: pedaladas por montanhas, mergulhos em piscinas naturais de rio e cavalgadas por cachoeiras e pela mata atlântica. Encantadora para quem busca dias de sossego.

“Somos um projeto socioambiental experimental focado no homem e sua casa, o planeta.”

É certo dizer que a Comuna busca uma relação harmônica entre a natureza e o ser humano, crente de que esse contato lado a lado com o respeito à diversidade é a peça chave para um futuro de resplendor!

Manifesto:

“Somos orientados pelo bem-estar do planeta e das pessoas. Trabalhamos para a criação de um ambiente fértil para o florescimento da felicidade, e acreditamos que isso deve ser feito de maneira holística, envolvendo a fauna, a flora e a comunidade local. Nos baseamos em uma das metas da Agenda 21: “adotar a sustentabilidade para mudar os rumos do crescimento econômico global ambientalmente predatório e socialmente excludente”. Refletimos sobre as questões globais e agimos localmente para propagar a consciência de que o futuro depende de cada um de nós.”

Refauna

O Programa de Refaunação busca reverter a situação de espécies originárias da região em extinção ou que abandonaram a área. Estão sendo reintroduzidos na região a anta, a jacutinga, o macuco e a arara-vermelha-grande.

Destaque para o projeto Muriquis House, em parceria com o Muriqui Instituto de Biodiversidade (MIB), que busca a reintrodução do muriqui, o maior primata exclusivo da mata atlântica, em risco de extinção, além de promover a sobrevivência de indivíduos da espécie isolados e sua reprodução para o aumento da população na região e seu salvamento.

Atualmente existem menos de 900 indivíduos na natureza. Os últimos muriquis de Ibitipoca eram apenas dois machos, que sobreviviam solitários em uma pequena área de floresta sem condições de procriação e sobrevivência em longo prazo. Agora, com o projeto Muriqui House, eles estão protegidos, vivem juntos com outras fêmeas que estavam em situação semelhante e poderão acasalar e contribuir para o aumento e a recuperação de sua espécie.

Onde fica?

A Comuna do Ibitipoca encontra-se numa reserva privada em torno do Parque Estadual do Ibitipoca e circunda 80% da área protegida.

A pouco mais de uma hora de distância de Juiz de Fora, próximo ao município mineiro de Lima Duarte, a Comuna se faz nostálgica com a presença das antigas fazendas, com o famoso forno a lenha, bolos, pães de queijo frescos e o próprio queijo mineiro, daqueles irregulares e sem economia no tamanho.

Teve origem no ano de 1984 com a compra da Fazenda de Engenho que atualmente tem um alcance de mais de 5,000 hectares de área que fora degradada em um passado recente, área das quais 99% de sua totalidade está em processo de ReWild (recuperação da flora e fauna nativas da Mata Atlântica).

O hotel-fazenda fica em uma casa de engenho do ano de 1715, restaurada e transformada em um hotel cheio de charme. Ir para lá é estar 100% em contato com a natureza e, consequentemente, colaborar com o projeto socioambiental que existe desde 1984, com o seu início.

O que fazer?

A Comuna do Ibitipoca nos convida a viver experiências transformadoras com um cardápio de atividades que permitem uma imersão profunda na natureza e na comunidade para que cada visitante tenha a oportunidade de se reconectar à sua própria essência em momentos de felicidade e contemplação.

De atrações artísticas, culturais, gastronômicas e esportivas a atividades customizadas para aproveitar cada momento intensamente. Veja algumas opções:

• Yoga todas as manhãs (para hóspedes Engenho);

• Academia;

• Stand up paddle;

• Bird watching;

• Mirantes para apreciação de pôr e nascer do sol inesquecíveis;

• Meditação;

• Quadra poliesportiva de areia;

• Festival de pizza (noites de sábado no Mogol);

• Música ao vivo (consultar agenda);

• Apresentação de peças teatrais Companhia do Sol (consultar agenda);

• Contato com a tradição local;

• Trilhas e cachoeiras incríveis

Roteiros personalizados:

Com o intuito de deixar sua estadia ainda mais charmosa existe a opção de incrementar seu momento com apresentações musicais, celebrações ao pôr do sol no alto da montanha, grupos folclóricos, passeios a cavalo, travessias e trilhas de bicicleta, massoterapia, almoços e jantares inesquecíveis ao ar livre em lugares remotos.

É possível ainda adaptar a estrutura original para ocasiões especiais, como por exemplo: retiros, celebrações de casamentos ou aniversários.

Sem sombra de dúvidas, é uma oportunidade única de reunir um grupo exclusivo em uma atmosfera singular, acompanhada por uma culinária saborosa, serviços de spa, atividades ao ar livre, experiências memoráveis e espaços diferenciados que tornam qualquer reunião mais prazerosa.

A Comuna dispõe de 10 circuitos diferentes em meio a paisagens deslumbrantes, cachoeiras e montanhas, que podem ser cumpridos a pé, de bicicleta trek/elétrica, ou a cavalo. Uma ótima vista para os visitantes enquanto se exercitam e conhecem o espaço.

O cartão postal

Um platô na Pedra do Tatu guarda o cartão postal da Comuna do Ibitipoca: as sete esculturas descomunais de ferro reciclado, integradas à natureza. As impressionantes criações têm em média 9 metros de altura e pesam de 6 a 9 toneladas cada uma.

As obras de arte vieram de São Francisco, na Califórnia (EUA), depois que um amigo do Renato, o proprietário da Comuna, viu a Ecstasy (mulher gigante no primeiro plano) no festival Burning Man. Renato conheceu os trabalhos da artista Karen Cusolio, que se recusou a vendê-los.

Depois de muito tempo, ela disse que só venderia todas as peças juntas – afinal, são uma família, e cada uma representa uma religião. Karen estabeleceu duas condições: deveria antes conhecer o lugar onde as obras descansariam e ela mesma cuidaria do transporte, recusando-se a “fatiá-las”.

Ao visitar a Comuna de Ibitipoca, a artista se encantou: “Agora sim elas encontraram seu lar”. E iniciou uma saga para cruzar o oceano e trazê-las, chegando de carreta até os portos, atravessando o Atlântico de navio; após mais um trecho de transporte de caminhões, as esculturas finalmente foram içadas ao seu destino final.

Seu esplendor e magnitude, somados à imponente natureza ao seu redor, são espetaculares. O pôr do sol nesse local é uma experiência imperdível, assim como uma refeição preparada em um forno a lenha ali montado.

Onde se hospedar?

Como falamos anteriormente, a Comuna acredita no turismo sustentável como um caminho possível, envolvendo os hóspedes com sua vivência única, respeitando as tradições locais, o meio ambiente e as pessoas. Hospedar-se na Comuna significa compartilhar um propósito.

Além da sede, a Comuna oferece também algumas outras opções de hospedagem, como a Casa do Carlinhos (três suítes) e a Vila Mogol.

A Casa Carlinhos, uma típica casa de fazenda, a apenas 100 metros da sede, foi totalmente reformada em 2013, decorada com artesanato tradicional mineiro e proporcionando um ambiente tranquilo e intimista. Suas 3 amplas suítes, a maior delas, tem 70m² e está em frente ao cartão postal do hotel: o Pico do Gavião. É uma ótima opção para pequenos grupos e famílias.

Também chamado de Village, o Mogol fica a 18 quilômetros do engenho e tem como conceito um mundo melhor e uma vida mais saudável. Vilarejo antigo de moradores, hoje é uma comunidade, com propriedades em sua maioria privadas, além de alguns moradores que retornaram à cidade, antes praticamente abandonada.

Hoje, a maioria dos 121 moradores trabalham no projeto, movimentando a economia. São quatro casas e outros quatro quartos no Mogol. As construções foram feitas com material de demolição, têm painéis solares e coleta seletiva do lixo. O restaurante Yucca, que atende a essas hospedagens, é especializado em comida vegetariana, usando como principais ingredientes queijos, cogumelos e ovos.

Destaque para o Isgoné (Eagle Nest), uma casa isolada no topo da montanha, na qual, para chegar, é necessário enfrentar uma trilha a pé ou de quadriciclo – a definição de isolamento resume-se aqui. Está no ponto mais alto da Comuna do Ibitipoca, a 1500 metros de altitude, com uma vista impressionante!

Gastronomia

Restaurante do Engenho: Essa é a opção mais próxima para os hóspedes do Engenho, um amplo salão com mais de 30 lugares no coração do Lodge. No almoço é servido um buffet de comida mineira no fogão à lenha, e o jantar segue um menu criado pelo renomado chef Claude Troisgros.

Odete’s Health Bistrô: O “Bistrô da dona Odete” remete a um típico rancho de fazenda e está próximo ao local central de produção de alimentos. A comida típica mineira é feita no fogão à lenha, com o que vem de mais fresco da horta, além do arroz e feijão que também são cultivados na Comuna. A opção de proteína animal está presente nas quartas-feiras.

Yucca: Localizado no Mogol, o Yucca é um restaurante Plant Based, o primeiro 100% vegetariano da Comuna. Mantém um perfil nutricional completo com substitutos e uma opção variada de pratos. A cozinha aberta garante uma experiência mais intimista, pois permite ao hóspede visualizar a comida sendo preparada e interagir com a equipe durante o processo.

Fazenda do Grotão: Uma fazenda próxima ao Mogol, onde os moradores abrem as portas para receber os visitantes com uma deliciosa comida mineira feita no fogão à lenha. As refeições feitas pela dona Regina contam com opção de proteína animal da região todos os dias. A fazenda também possui um alambique onde o senhor Laércio produz uma cachaça orgânica muito apreciada.

Refeições remotas e mise en place:

Além dos restaurantes, os hóspedes têm também a opção de fazer as refeições em diversos lugares da Comuna. É possível organizar piqueniques, almoços e jantares especiais em cachoeiras, nas estátuas ou na areia branca para complementar a experiência.

Para aqueles que se hospedam nas casas e lofts com cozinha, é oferecida a opção de receberem um mise en place com todos os ingredientes já cortados e com instruções para que possam finalizar a receita com as próprias mãos. Uma opção perfeita para aqueles que gostam de cozinhar!

Que lugar! Na Comuna fica explícito que o maior luxo que podemos usufruir está na simplicidade!

O que acharam desse paraíso? Nos deixe saber 🙂

Fontes: CNN Brasil e Comuna do Ibitipoca.

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *