Dicas de Viagem
Alter do Chão: Uma viagem para descobrir o que significa, na prática, viajar com propósito

Alter do Chão: Uma viagem para descobrir o que significa, na prática, viajar com propósito

Não é novidade que a Jornada Amazônia já faz parte da vida da Amana desde 2018, o ano em que nascemos. Temos uma profunda paixão por essa terra, pelos rios, árvores e toda abundância tão sagrada.

Viajar, nos conectar e curar através da natureza e conhecer diferentes culturas é o que nos move. Por isso, em contagem regressiva para a nossa Jornada Amazônia e o Cosmos, falaremos mais sobre Alter do Chão para descobrirmos juntos o que significa, na prática, viajar com propósito e valorização da identidade local para um destino tão valioso, e o melhor: aqui no Brasil!

Alter do Chão é uma vila que conta com cerca de 800 famílias a 40 km de Santarém, no oeste do Pará. Estamos falando da antiga Aldeia dos Boraris – ou Iburaris – conhecida desde o século XVII e oficialmente fundada em 1738 como Missão de Nossa Senhora da Purificação da Aldeia dos Boraris. Famosa a âmbito internacional por suas belezas naturais, às margens do Tapajós de águas mornas e cristalinas de tom verde azulado, Alter está ligada de forma íntima a diversas comunidades tradicionais ao seu redor – sejam ribeirinhas, quilombolas ou indígenas.

Ou seja, é uma viagem a ser feita de coração aberto e livre de qualquer apego material. Diferente da rotina caótica das grandes cidades a vila segue um ritmo e uma forma de viver e de se relacionar menos conturbada. Aqui já conseguimos ter dimensão do tesouro que é este lugar.

Alter do Chão e suas águas e comunidades

Com 1.900km de extensão o Rio Tapajós deságua no Rio Amazonas, o que origina o fenômeno conhecido por “encontro das águas” na região. Um dos afluentes do Tapajós é o Arapiuns.

O Urucureá fica a 30 minutos de barco de Alter do Chão e lá pode-se encontrar artesãos que produzem peças em palha que são exportadas para o mundo inteiro. Anã e Atodi são outras duas comunidades que valem muito a pena serem visitadas e vivenciadas.

A meia hora de Alter fica a Comunidade do Macaco, junto a uma das nascentes que alimentam o Tapajós, onde vivem algumas famílias que praticam a permacultura – forma de manejar recursos naturais na agricultura priorizando a sustentabilidade e o equilíbrio com a natureza.

Além da permacultura, eles trabalham com turismo alternativo e consciente, arte e bioconstrução. É muito comum que quem passe por lá contribua com a construção da comunidade, uma vez que o visitante pode participar de vivências em meio à floresta, desfrutando da bioarquitetura e oficinas.

Alter e sua incrível paisagem

A surpreendente paisagem que surge nos arredores de Alter do Chão no período da estiagem faz do pequeno vilarejo do Pará um dos melhores destinos do Brasil para os amantes de praia. Um detalhe importante, entretanto, torna Alter do Chão ainda mais especial!

Não estamos falando de praias à beira do Oceano Atlântico e sua imensidão de água salgada, mas sim de grandiosos rios de água doce cercados pelo mais intenso verde amazônico. Pensar em mais de 100 km de praias longe do litoral brasileiro pode parecer estranho, mas a verdade é que Alter do Chão esconde um paraíso com incontáveis porções de areia prontas para encantar qualquer amante de cenários paradisíacos.

Pra além da natureza, Alter do Chão desponta com boa infraestrutura, grande oferta de passeios, restaurantes e diversas pousadas para dias de descanso.

Por que viajar para Alter do Chão?

Viajar para Alter do Chão é sinônimo de encontrar cenários dignos de incontáveis fotos e belíssimas memórias. A areia de tom branquinho que surge à beira dos rios Tapajós e Arapiuns no período da seca – mais conhecido como Verão Amazônico – forma um lindo conjunto de praias paradisíacas, a maioria delas conta com restaurantes ou quiosques para atenderem os turistas. É um verdadeiro paraíso particular.

Para que busca dias de descanso e conexão com a natureza, a região de Alter do Chão é uma excelente escolha, mas ela agrada também aqueles que não abrem mão de uma boa infraestrutura para passar o dia relaxando sem tirar os pés da água, com direito aos melhores peixes da culinária paraense, pratos cheios de sabor e uma pitada do “treme treme” do jambu.

Os dias em Alter são dedicados a passeios que levam a praias, florestas, lagoas, comunidades ribeirinhas, iagapós, igarapés e canais que sintetizam a beleza singular da região. Mergulhe nessa aventura paraense sem medo! Desbravar a natureza de Alter é bem mais fácil do que você considera.

Quando ir a Alter do Chão?

A melhor época para conhecer Alter do Chão é durante o período conhecido como “verão amazônico”, especialmente entre os meses de agosto e dezembro, quando as chuvas dão uma trégua e o nível dos rios diminui, formando as famosas praias de Alter do Chão.

Se você só puder viajar no período da cheia, quando as praias desaparecem e acontece o “inverno amazônico”, não se preocupe. A paisagem de Alter do Chão muda completamente, mas a beleza da região e os banhos de rio estarão garantidos. Alter do Chão é um destino lindo em qualquer época do ano, não se prive de aproveitar a viagem.

Como chegar em Alter do Chão?

Alter do Chão está localizada a oeste do estado do Pará. Distante 1300 km da capital Belém e parte do município de Santarém. O Aeroporto de Santarém, que recebe voos regulares de diversos destinos do Brasil, está distante apenas 34 km de Alter do Chão, o que torna a viagem bastante acessível. De lá, pode-se pegar um táxi, transfer ou ônibus de linha comum até a Vila de Alter do Chão.

Quanto tempo ficar em Alter do Chão?

Se dissermos que um feriado prolongado será o suficiente para conhecer e desfrutar toda abundância e beleza de Alter, estaremos mentindo. É aconselhável ficar ao menos uma semana por lá, do contrário você irá embora com um gostinho de quero mais.

Se restavam dúvidas sobre a magnitude desse destino, depois desse artigo esperamos que todas elas tenham sido contempladas e que você decida viajar para Alter do Chão o quanto antes!

Nós da Amana podemos te ajudar com os preparativos e tornar realidade uma experiência inesquecível. Vem com a gente! 🙂

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *